O ICAM 2024 surge na sequência do sucesso da primeira edição realizada há dois anos, consolidando-se como um ponto de encontro internacional para profissionais, investigadores e cientistas. O evento terá um programa diversificado e inovador, focado nos mais recentes desenvolvimentos e perspetivas futuras na medicina aeroespacial e disciplinas associadas. Serão abordados temas que vão desde a medicina espacial à saúde ocupacional, passando pela certificação aeromédica, formação de tripulações, operações com drones, controlo de tráfego aéreo e intervenções médicas em ambientes de alta altitude e espaço remoto.
Entre os destaques da programação incluem-se o 70.º International Congress of Aviation and Space Medicine (ICASM 2024), o 8.º European Congress of Aerospace Medicine (ECAM 2024), a 7.ª Reunião Científica da Sociedade Portuguesa de Medicina Aeroespacial, e a 10.ª Conferência de Medicina Aeroespacial da Força Aérea Portuguesa. O evento contará ainda com a 3.ª Conferência Conjunta das Sociedades de Medicina Aeroespacial de Portugal e Brasil e a Conferência Ibérica de Medicina Aeroespacial, que reunirá as sociedades de Portugal e Espanha.
O Comité Científico está a trabalhar na criação de um programa que abrange uma vasta gama de tópicos científicos e tecnológicos, com o objetivo de fomentar a partilha de conhecimento e o networking entre os participantes.
Segundo Rui Pombal, presidente do comité organizacional da ICAM 2024, este evento promete ser uma oportunidade para Lisboa se afirmar como um centro de excelência na medicina aeroespacial, atraindo especialistas e investigadores de todo o mundo.
Veja o programa completo.